CARRILHÃO DE SINOS
Data de Fabricação: 1958
Origem: Holanda
Empresa: Koninklijke Klokkengieterij Petit et Fritsen B.V
Quantidade: 61 Sinos
Engenheiro Construtor e Responsável: Prof º Luiz de Anhaia Mello
Data da Sagração dos Sinos da Catedral Metropolitana de São Paulo: 06 de Janeiro de 1959
IMPRIMATUR
+ Dom Paulo Rolim Loureiro | Bispo Auxiliar e Vigário Geral …. ( TEO INSERIR AQUI O SINAL E UMA CRUZ ANTES DO NOME DELE POIS É FALECIDO )
em 25 de Dezembro de 1958
COMISSÃO DE OBRAS DAS TORRES DA CATEDRAL
Dom Paulo Rolim Loureiro (1908-1975) – Assistente Executivo
José Ermírio de Moraes (1900-1973) – Presidente
Antonio Benedicto Machado Florence (1901-1983)
Marcos Gasparian
Nilo de Sousa Carvalho (1888-1974)
Profº Luiz de Anhaia Mello (1891-1974)
A/ D – Todos os 61 sinos que compõem o carrilhão são acionados, mecanicamente, mas somente 35 são acionados,
eletronicamente, à partir de um teclado localizado fora do ambiente do campanário.
B – Nesta sala, há um teclado mecânico de onde o músico pode compor melodias utilizando os 61 sinos.
C – Na base da torre localizam-se os 5 maiores sinos, os quais emitem os sons mais graves de toda a composição.
Estes soam nos horários programados.
D – O músico pode executar melodias dispondo dos 35 sinos /notas utilizando-se do teclado eletrônico.
MEDIDAS E NOTAS DOS SINOS
Cada um dos 61 sinos possui um tamanho diferente e a cada um deles emite uma nota musical
O Maior sino possui som mais grave. possui o equivalente a altura de um homem de 1,80 m.
Pesa 4,7 (toneladas)
Mede 1,80 m
O Menor sino possui som mais agudo
Peso: 2 kg
Medida: 14 cm
Cada sino corresponde a uma nota musical
O MOVIMENTO DOS SINOS
OS SINOS SÃO ACIONADOS DE TRÊS FORMAS:
1 – BALANÇO
Os 5 maiores sinos são tracionados por motores que os fazem balançar até alcançarem o pêndulo interno.
2 – MARTELO INTERNO
O pêndulo interno bate de acordo com o acionamento mecânico feito através de cabos aço conectados ao carrilhão
3 – MARTELO EXTERNO
Os outros 35 sinos também possuem martelos externos que são acionados pelo teclado eletrônico, que dessa forma,
permite ao músico programar diversas músicas de acordo com o tempo litúrgico da Igreja.
